terça-feira, 27 de dezembro de 2011

IZACOLANDIA JA ESTUDA PROJEÇÕES PARA REPRESENTAR FORTEMENTE COM UM REPRESENTANTE A DISPUTA PELA PRESIDENCIA DO SINDICATO RURAL DE PETROLINA

Em Izacolandia, o movimento de emancipação parece mesmo empenhado em consolidar representantes para o fortalecimento do movimento, para os membros da comissão que trouxe a novidade de trazer um nome a disputar a presidencia do sindicato rural de Petrolina, e ja postula o nome da pretendente escolhida a presidente da associação do assentamento Alto da Areia a senhora Maria, a mesma ja aceitou o convite da comissão que promete participar ativamente do processo. O presidente da comissão de emancipação Júlio Cesar garante que a escolha e a idéia postulada pelo mesmo, vem a respaldar os anseios da sociedade civil de Izacolandia que acreditaram durante toda existencia do movimento de emancipação, e isso seria demonstrar o potencial de uma comunidade não muito assistida pelos poderes publicos, outro fator importante é que a comunidade vive praticamente da agricultura, com um aglomerado de trabalhadores rurais bastante significante. Um outro fator considerado seria a valorização desses profissionais da agricultura que participam e contribuiem significantemente com a sociedade e é justo o respeito a essa classe trabalhadora que precisam estarem inseridas dentro de um conjunto de medidas que dignifique os esforços da profissão que movimenta a economia de nossa cidade Petrolina.

Mapa do Maranhão do Sul terá aumento de municípios

 

A Comissão de Triagem da Assembleia Legislativa, após análise criteriosa, garantiu que 32 povoados estão prontos para se transformarem em municípios, pois atenderam aos pré-requisitos estabelecidos pela Resolução do parlamento maranhense.
Caso seja aprovado, o novo estado do Maranhão do Sul
passará dos atuais 49 para 67 municípios
No total foram 130 solicitações, mas até o momento apenas 32 conseguiram atender a todos os requisitos. Os demais ainda voltarão a ser analisados, pois podem ter preenchido os pré-requisitos.
Caso sejam realmente criados, o que ainda dependerá de uma decisão da Câmara dos Deputados, o número de municípios do possível mapa do Maranhão do Sul será acrescido de seis novos municípios. Sairá dos atuais 49 para 55 cidades.
Os povoados que pediram emancipações e podem ser criados nesta primeira triagem foram: Novo Bacabal, que será dividido de Açailândia; Santa Vitória do Maranhão, de Barra do Corda; Ipiranga, Barra do Corda; II Núcleo do extenso Buriticupu; Alto Brasil, Grajaú e Belém do Maranhão (Tuntum).
Entre os 98 projetos de criação de novos municípios, há ainda mais 12 da região tocantina maranhense e que são parte integrantes do mapa do Maranhão do Sul. Isso significa dizer que, mesmo sem ser ainda autorizado o plebiscito, é possível afirmar que quando receber a autorização da consulta popular, o novo mapa terá mais de 67 novas cidades.
Informações do Emancipa Ceará 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Solicitado plebiscito para criação de novos municípios


Trinta e um povoados e distritos de todo o Maranhão foram relacionados. 

Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembléia Legislativa do Estado do Maramhão que trata da criação de novos municípios acaba de solicitar a realização do plebiscito.
A consulta através de plebiscito que será encaminha ao Tribunal Regional Eleitoral, é uma das obrigações a serem observadas para a criação das novas cidades, e deverá ocorrer em todo o municipio mãe. 
O distrito de Brejinho, pertencente ao município de Bacabal é um deles. 

domingo, 4 de dezembro de 2011

ENCONTRO DA COMISSÃO E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, MARCAM AS ULTIMAS MOVIMENTAÇÕES EM IZACOLANDIA EM 2011.

A associação de moradores e comissão de emancipação, estiveram reunidas em reunião extraordinária neste Domingo 04 de Dezembro de 2011, as 16horas na residência do presidente da associação, para discutir problemas internos da comunidade, uma vez a prosperidade de um novo ano que se renova e juntos a esperança de uma fraternidade por parte das autoridades políticas representativas em consolidar os projetos que beneficia a sociedade, entre todas as expectativa maiores, giram em torno do projeto de emancipação o carro chefe, pleiteado por todos os moradores.  Durante a reunião fizeram uso da palavra o presidente da associação José Gilberto, que falou das dificuldades enfrentadas durante o ano de 2011, e explanação dos trabalhos desenvolvidos durante a gestão. Júlio Cesar falou da integralização das pessoas de Izacolandia, cada vez mais unidas e confiantes nos projetos defendidos pela própria sociedade civil representadas pela Associação e Comissão de Emancipação, e que o ano de 2012 promete muitas mobilizações para consolidar a emancipação,  sabe-se de um ano antes das eleições municipais, não é permitido por lei criar municípios, por isso o movimento  estará focando todos os esforços para destravar a esfera de lei federal em Brasília. A comunidade lembra ainda da corrida eleitoral, fato também discutido durante reunião, e garantiram estarem unidas para lançar a representação de Izacolandia que para defender legitimamente os anseios do povo para dar sustentação aos projetos da sociedade.

Campanha pela divisão do Pará na reta final

Este início de semana será marcado por reuniões para a organização de carreatas que ocorrerão simultaneamente em várias cidades do sul e sudeste do Estado, no final de semana. Na noite de ontem, em Marabá, a Comissão Brandão “Pró-Emancipação do Estado de Carajás” realizou reunião de planejamento da carreata do município. “A principal ação desta semana será a carreata”, confirmou José Soares, presidente da comissão.
Além de Marabá, também haverá carreatas em municípios como Breu Branco e Tucuruí, com concentração a partir de 14h, de sábado (3). Soares adiantou que várias empresas também deverão colocar os carros à disposição da carreata. Uma reunião também está prevista para ocorre na manhã de hoje, com vereadores, na Câmara Municipal Marabá, para solicitar apoio deles para a participação da carreata no município.
No último sábado, uma grande caminhada e carreata, organizada por jovens, através da rede social Facebook, contou com a participação de cerca de 100 veículos. A ação contou com a presença do presidente da frente Pró-Carajás, o deputado estadual João Salame (PPS), de ,vereadores e de membros da Comissão Brandão.
Anteontem, em Marabá, também ocorreu panfletagem no Terminal Ferroviário da cidade e na principal feira da cidade, na Folha 28, na Nova Marabá. Em Conceição do Araguaia, ocorre hoje, uma reunião, no auditório do Uepa, para discutir os resultados das ações da última semana e elaborar as que serão colocadas em prática ao longo desta semana.
Os militantes a favor da criação do Estado do Tapajós, por sua vez, realizaram, na manhã de domingo, 27, por ocasião do arraial de Nossa Senhora da Conceição, uma caminhada na orla de Santarém. Portando faixa, cartazes, bandeiras e com auxilio de um carro som, os militantes demonstraram apoio a divisão territorial do Pará.
Participaram da caminhada membros de redes sociais, estudantes do ensino médio e universitários, além de autoridades, entre elas, o vereador Reginaldo Campos e o deputado estadual Júnior Ferrari. Além da caminhada em Santarém, membros da Caravana do Sim, visitaram dezenas de comunidades do interior de Itaituba, no último domingo. O objetivo foi conscientizar a população de comunidades do interior de Itaituba a votar no sim, no dia 11 de dezembro. Os militantes percorreram comunidades localizadas às margens do Rio Tapajós e da estrada Itaituba/ Barreiras.
Em Belterra, também no domingo, 27, aconteceu a carreata do sim, seguido de um ato público de esclarecimento, na praça principal da Estrada 01, seguida de uma carreata que saiu em direção à Praça Brasil, onde o Comitê Pró-Tapajós organizou o ato.
HORÁRIO ELEITORAL
O programa de ontem do “não” à divisão repercutiu os números da última pesquisa do Datafolha, divulgada na sexta-feira passada e que aponta um aumento da vantagem dos eleitores contra a criação do Estado do Carajás, que hoje já são o dobro dos que apoiam a divisão do Estado: 62% contra 31%. Na mesma pesquisa, 61% disseram não à criação do Estado do Tapajós e 30% disseram sim.
O programa continuou batendo na tecla de que não é dividindo que os problemas serão resolvidos. “Dividindo vamos ficar é mais pobres. A pobreza a gente vence juntos”. Ao final, um clipe reuniu nomes da música paraense contrários à divisão, como Leila Pinheiro, Fafá de Belém e Lucinha Bastos.
O programa do “sim” à divisão dedicou boa parte do programa à área de Carajás, que classificou de região rica “mas de povo pobre e abandonado pelo Estado”.
Várias entrevistas de moradores de municípios da região foram mostradas, sempre com depoimentos de pessoas que foram ou nasceram na região, em municípios como Parauapebas e Redenção e não conseguiram vencer na vida. (Diário do Pará)
Com informações do blog do Farias