terça-feira, 9 de agosto de 2011

O deputado Gonzaga Patriota (PSB) está novamente empenhado em Brasília pela criação de novos municípios juntamente com outros parlamentares pernambucanos como José Augusto Maia (PTB), por exemplo.

Segundo ele, há 16 anos nenhum município foi criado no Brasil porque o Congresso Nacional alterou a lei de emancipação, transferindo para a União esta responsabilidade. Da mesma forma, acrescentou, também foi alterada a legislação que tratava da criação de novos Estados, tendo sido Tocantins o último após a Constituição de 88.
Nos anos 80, disse o representante do PSB, ele foi o autor de vários projetos de emancipação, ainda como deputado estadual, dentre os quais de Dormentes, Lagoa Grande, Santa Cruz, Carnaubeira da Penha, Jatobá e Santa Cruz da Baixa Verde. Textual: “Transformamos vilas abandonadas em municípios autônomos e progressistas que, em poucos anos, se desenvolveram e caminham até hoje com as suas próprias pernas”, disse o deputado pernambucano. Acrescentou que Lagoa Grande é hoje em Pernambuco “a capital do vinho e da uva”; Dormentes, a capital da caprino-ovinocultura; e Jatobá, grande exportadora de energia para o Nordeste através de uma hidrelétrica instalada no âmbito de seu município.
Hoje, tramitam no Congresso Nacional várias Propostas de Emenda Constitucional e Projetos de Lei devolvendo aos Estados a prerrogativa da propor a criação de novos municípios e Patriota se declara na luta pela sua aprovação. Textual: “Espero que Rajada, Izacolândia, Nascente, Pontas de Pedra, Ipojuca, Cruzeiro do Nordeste e tantas outras progressistas comunidades se emancipem e possam crescer com as suas populações, bem como, novas áreas se transformem em Estados, a exemplo do futuro Estado do Rio São Francisco, área que pertenceu a Pernambuco, projeto de minha autoria”, disse ele.
Patriota está particularmente interessado na emancipação dos distritos de Rajada e Izacolândia (ambos de Petrolina), assim como José Augusto Maia luta pela emancipação de Pão de Açúcar e São Domingos. Tramitam na Assembléia Legislativa outros projetos sugerindo a emancipação de Negras (Itaíba), Riacho do Meio (São José do Egito), Bernardo Vieira (Serra Talhada), mas essas localidades, no momento, não têm a menor condição de serem transformadas em cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário