sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Maioria dos maranhenses é a favor da divisão do Estado

Entre os dias 8 e 16 de setembro foram ouvidos 450 moradores do estado e a maioria se diz a favor da criação do Maranhão do Sul, um projeto antigo e que tem o apoio da elite dos políticos locais. Para 61% dos ouvidos a criação do novo estado será produtiva, pois assim, será desvinculado o comando administrativo das mãos da família Sarney e novas idéias surgiram para o desenvolvimento da economia e do turismo local.
Entre as cidades que podem se tornar a capital do Maranhão do Sul estão: Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda. A favorita na sondagem feita pelo Grupo UN é Imperatriz, que teve 47,21% dos votos. A proposta de criação de uma nova cidade para abrigar à capital teve 18,31% da preferência dos ouvidos pelo site. 23,71% dos maranhenses são contra a divisão do estado e 15,18% disseram não ter interesse em responder a pergunta.

Uma surpresa para os repórteres Willian Ferraz e Kaio Diniz, responsáveis pelo levantamento, foi o fato de muitos dos que responderam a questão disserem favoráveis também a união do norte do Tocantins com o sul do Maranhão e formar um novo estado. Para muitos cidadãos a região é bem parecida, tanto economicamente, como em potencial turístico, e com a criação de nova região administrativa o desenvolvimento local terá um grande avanço nessas duas áreas de criação de renda e desenvolvimento humano.

Resultado parecido – O portal Maranhão News já havia feito enquete semelhante a do Grupo UN. Foram obtidas até o momento 339 votos, sendo que, 64,3% votaram sim e 35,7% votaram não.

A diferença entre as duas enquetes é apenas na quantidade de respostas. Enquanto que o Grupo UN fez a pergunta: Você é a favor da divisão do Maranhão? E ofereceu três alternativas de resposta: Sim, Não e Este assunto não me interessa. O Portal Maranhão News perguntou: Você é a favor da criação do Estado do Maranhão do Sul? E ofereceu duas alternativas: Sim e Não.

O Grupo UN sondou também sobre a cidade a ser capital. Imperatriz, como já foi mencionado, recebeu 47,21% dos votos e a idéia de criar uma nova cidade pare esta finalidade teve a rejeição de 39,4% dos ouvidos.

A enquete do Grupo UN foi feita via e-mail e através de visitas da reportagem no Maranhão, durante a elaboração da reportagem sobre a criminalidade provocada pelo tráfico de drogas no Brasil. Doze votos foram por não estarem de acordo com o que foi perguntado.

Em tempo – O projeto que pede a criação do estado do Maranhão do Sul ainda espera votação na Câmara dos Deputados. A criação de novos municípios já foi discutida inúmeras vezes na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A alegação dos políticos para a criação de novas cidades e estados é o desinteresse dos governadores em demandas locais para. Segundo vários deputados, com a divisão do Maranhão, o desenvolvimento econômico e turístico entre o norte e o sul vão se equilibrar.
 
LINK DA NOTÍCIA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário